Sejam todos bem-vindos!

Acompanhe, ria e reflita sobre histórias de vida na perspectiva da minha pequena Sofia.



Eu quero é me divertir

Eu quero é me divertir

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Volta às aulas

Ano passado houve colação de grau. Sofia concluiu a educação infantil, então, teve a missa, a colação, a entrega do diploma e fotos e festa etc.
Ai meu Deus, um dia desses ela era um bebê e agora tem formatura!!
Após parabenizá-la pela etapa concluída, falei sobre a nova fase, sobre algumas mudanças, enfim, valorizei o fato de ela estar crescendo (as crianças sempre gostam disso, lembrei de mim) e dei uma pequena descrição sobre o caminho escolar a continuar.
Agora ela vai para o primeiro ano.
Sofia desejou bastante voltar a ter aulas. Ficou entusiasmada com esse tal "primeiro ano", que ficou valorizado e cheio de expectativas. Ficou preocupada com o material escolar e encarregou-se espontaneamente de nos cobrar a compra de todo o material. Lembrava-nos o que ainda faltava a cada compra...
Primeiro dia de aula. Fui buscá-la ao término e fiz a pergunta de praxe: - E aí, como foi o dia de hoje na aula Sofia? Gostou?
Depois de algumas descrições ela citou um acontecimento:
- Mamãe, o "fulaninho lá/amiguinho" ficou chorando com saudade da mãe dele.
- Foi mesmo Sofia? Ele é novato na escola?
- Não, estudamos juntos ano passado.
Ela me respondeu e continuou:
- A professora perguntou pra gente o que era saudade.
- O que você respondeu?
- Eu disse que é quando a gente quer uma pessoa e ela não está naquele momento, aí a gente sente falta dela.
Ai que lindinha a resposta! (mãe coruja, eu sei!)
Achei bonita também a atitude da professora de falar sobre o sentimento. Que oportunidade para desenvolver a inteligência emocional e ajudar a criança acolhendo o sentimento, e os outros amigos puderam refletir, compartilhar e respeitar a "dor" do amiguinho. Achei que isso contribuiu para torná-los mais aptos a lidar com esse sentimento.
Que aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário